Se não mudar… fecha!

Geralmente quando vamos em um restaurante, bar, loja ou qualquer estabelecimento comercial e algo não nos agrada… Comida ruim, ambiente ruim, mal atendimento, preços muito elevados ou outro motivo qualquer é comum ouvirmos… SE NÃO MUDAR FECHA! Lógico que você não voltará mais nesse lugar, nem indicará aos seus amigos, talvezzzzz indique para um inimigo ;). Você indica para as pessoas uma boa loja, restaurante, bar…

Quando falamos de educação o negócio muda. O que é o serviço? O que tem de ser bom? Seria o atendimento? A beleza da instituição? O que esses estabelecimentos “vendem”? São só algumas perguntas… Acredito que todos esses tópicos são importantes mas o que realmente interessa é o produto final… APRENDIZADO e esse tem que ser de qualidade, o estudante tem que tê-lo e saber usá-lo (não adianta eu dar um Iphone para meu Pai -76 anos- que ele não saberá nem liga-lo).

.educação

Ainda vemos educação como ensino centrado no conhecimento do professor, ele é o agente, detentor do saber, as aulas são palestras, monólogos ricos em conhecimento, mas temos que entender que o conhecimento é do professor e não vai passar para o aluno por mensagem no whatsApp.

De quem é a culpa? De ninguém… Ninguém tem culpa no cartório, mas já sabemos que do jeito que tá não está certo temos que mudar. Alunos, professores, gestores de educação, pais, governo… Existem alternativas para transformar Ensino em aprendizado, exemplos para serem seguidos não faltam (Finlândia e outros tantos).

Se não mudar Fecha!

Abraço!

Vasco Patú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *