O foco do peixinho dourado

imageSe você é professor, com certeza já pediu em algum momento para seu aluno parar de usar o celular em sala de aula. Se você é aluno, com certeza já pegou o celular no meio da aula para dar aquela espiadinha no Face. Pois é, a nova geração é extremamente conectada. Quem imaginaria, há 50 anos, que teríamos hoje a possibilidade de procurar qualquer assunto, a qualquer momento, em qualquer ocasião, apenas com nossos telefones?

A tecnologia fez com que nos tornássemos menos concentrados em uma determinada tarefa por muito tempo. Em uma aula com 1.430 slides então ….. . Não é de se estranhar que em uma pesquisa recente (1), realizada em Canadenses, constatou-se que o uso de dispositivos móveis diminui consideravelmente nossa capacidade de atenção.

Oito segundos! Esse é o tempo de concentração dos pesquisados quando realizavam alguma tarefa enquanto tinham dispositivos eletrônicos por perto. Para comparar, um peixinho dourado consegue manter a atenção por 9 segundos. As possibilidades tecnológicas que temos em mãos se multiplicam diariamente. Se está cada vez mais difícil manter o foco por causa da internet, nosso foco pode ser a internet? Sim. Usar a tecnologia vai ajudar o aluno “touch” que temos hoje a entender melhor o que o professor fala.

E aí, está concentrado ainda?

image

1. http://advertising.microsoft.com/en/cl/31966/how-does-digital-affect-canadian-attention-spans

por Felipe Bravo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *