Transformação

Estamos passando por um momento difícil aqui no Brasil, o pessimismo e a falta de esperança são as bolas da vez! Vai demorar um pouco para sairmos dessa crise, mas isso não significa que temos que permanecer com os pensamentos negativos.

A educação no Brasil está em crise desde sempre e na minha humilde opinião estamos colhendo o que plantamos há um bom tempo já.

A transformação é necessária e urgente para educadores, gestores educacionais, alunos, pais e responsáveis! A educação significativa e transformadora tem que começar a aparecer no Brasil, essa é nossa porta de saída da mediocridade. Essa transformação vai muito além das políticas públicas, tem que ser uma mudança de cada um dos envolvidos, temos que mudar a forma de pensar, retreinar nosso cérebro, desaprender para reaprender. Isso gera transformação, mudança de pensamento, quebra de paradigmas. Nossos estudantes tem medo de se arriscar, pois são doutrinados a escutar, a ficarem passivos diante de longos monólogos, geralmente muito bons, mas são apenas monólogos… Não consigo enxergar uma educação que transforma, que forma, que é significativa funcionando assim!

Temos que estar dispostos a mudar e a arriscar mais, deixar nossos estudantes arriscar mais, errar tentando aprender e não apenas marcando gabaritos.

Acredito que o futuro do nosso País está atrelado a nossa mudança de comportamento… Repito: temos que mudar a forma de pensar, retreinar nosso cérebro, desaprender para reaprender.

Não é fácil sair da zona de conforto, repensar algo que está se fazendo a tantas décadas, mas não podemos ignorar o fato de que não está dando mais certo.

 

Vasco Patú

CEO

Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *