Feliz dia das crianças?

Até quando vamos fechar os olhos para o que está acontecendo, temos que agir agora,  não podemos mais esperar por ninguém… Desabafei!

Agora vou explicar.

Quando penso no futuro da educação dos meus filhos eu tenho calafrios, as propagandas que vejo nas ruas são: escola destaque do ENEM! Escola entre as top 10 do ENEM.

O ENEM completará 17 anos em 2015 e tornou-se um adolescente preguiçoso, antes fosse rebelde, ousado, desafiador, curioso e hiperativo. Antes era uma avaliação para melhorar o ensino médio (que está em um limbo sem sentido há uns 40 anos) hoje não passa de uma seleção para vestibulares Brasil a fora. Nesses 17 anos a educação no Brasil não deu sinal de melhora, em avaliações internacionais estamos sempre brigando pelas últimas colocações. Nossos estudantes são considerados analfabetos funcionais, sem habilidades em matemática é nas ciências em geral.

Concordam comigo que não está funcionando? Concordam que marcar X não gera competência? 

A educação infantil vem acertando bastante, integrando conteúdos em projetos, com horários mais flexíveis, diversão e aprendizagem sempre juntos. Temos que usar esses bons exemplos e aplicar no ensino fundamental,  médio e Superior. A quantidade de conteúdo passada para os estudantes nessas fases é absurda, não tem nenhum sentido prático, os meninos e meninas não sabem resolver problemas, não tem educação sexual nem financeira, viram experts em esquecer o que decoraram. Assim são selecionados pelas faculdades  até chegar ao mercado de trabalho sem o mínimo preparo.

Concordam que temos que agir?

As Leis de Diretrizes e Bases da educação e as Diretrizes Curriculares Nacionais são lindas… É sério! Mas nós estamos acomodados no padrão, sempre interpretamos as leis para o que já estamos fazendo.

Proponho um desafio, mude uma das suas práticas, caso seja professor, faça o aluno participar ativamente da construção do conhecimento. Sendo aluno pergunte ao seu professor onde é e como você vai usar esse conteúdo na sua vida profissional ou no dia a dia.

Desejo um feliz dia das crianças pra nós que não deveríamos ter deixado de ser um dia. 

Vamos tentar novas práticas, vamos sair do padrão!

Abraço

Vasco Patú

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *