Quais são seus talentos ocultos?

Nós somos capazes de aprender sobre qualquer coisa. Sim, isso é possível por que nosso cérebro se molda a novos conhecimentos e habilidades a serem desenvolvidas. Todos nós temos um desejo oculto de se dedicar a uma atividade que nos dê prazer mas que a rotina não permite. Quer exemplos?

Nossa vida é cheia de ciclos. Normalmente esses ciclos são atrelados às nossas escolhas acadêmicas. Começamos o primeiro ciclo quando a escola passa a fazer parte do nosso cotidiano. Um novo mundo se abre. Até que aprendemos a ler. Ano após ano, novos conhecimentos são transmitidos (e pouco assimilados, diga-se de passagem). Como num passe de mágica, nos encontramos numa situação onde devemos escolher o que queremos fazer para o resto da vida. Decisão difícil, por isso muitas vezes, a escolha é equivocada.

Mas aí já é tarde demais. O ciclo Universitário chegou, implacável. O sonho de ter uma banda, fazer teatro,  aprender outra língua, pintar, fotografar, vai ficando esquecido. Afinal, temos que ter um emprego que nos dê tranquilidade no final do mês. E a vida profissional chega. E talvez passamos a maior parte da nossa vida desenvolvendo uma atividade (que aprendemos na faculdade?) para gerar a renda da aposentadoria segura. Quantas oportunidades deixamos para trás?

Reinvente-se. A revolução tecnológica propicia o campo fértil para novos aprendizados. Sim, você é capaz de aprender algo novo com seu esforço e sozinho. Para para refletir. A educação depende de responsabilidade e comprometimento. Descubra novos-antigos talentos. “Criative-se” e nunca deixe de aprender. Preparado para começar um novo ciclo? Ou permanecer no mesmo por 30 anos?

Dicas:

www.kahnacademy.org

https://pt.coursera.org/

https://www.iped.com.br/

www.portaleducacao.com.br

Prof. Felipe Bravo

Diretor de Criação da Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *