O poder da oportunidade.

Três alunos do 9º ano do ensino fundamental, de uma escola municipal em Recife venceram a Olimpíada Brasileira de Robótica e consequentemente, foram classificados para a competição mundial, a RoboCup, que acontecerá na Alemanha em 2016. Maryllia Willyane Félix, Emerson Almeida e Gabriel Loureiro, desenvolveram um robô que concorreu com projetos de escolas públicas e privadas de todo país e venceram.  Ao ser questionada sobre o feito, Maryllia respondeu: “Essa conquista foi muito boa porque, por a gente ser de escola pública, a gente pensava que seria mais difícil de ganhar. E acabou sendo diferente, ganhamos o primeiro lugar. A gente está muito feliz, pulando de alegria, por estar representando Pernambuco”.

Não consegui tirar essa frase da cabeça “… por a gente ser de escola pública, a gente pensava que seria mais difícil de ganhar. E acabou sendo diferente, ganhamos o primeiro lugar.”

Queria poder discordar de você, Maryllia. Adoraria dizer que você está sendo dura com a sociedade, com o sistema desigual e falho. Seria incrível se eu pudesse te dizer que todos nós já esperávamos a sua vitória, mas não posso.

O que resta é me emocionar com você, seus colegas, seus professores, sua escola, por não terem desperdiçado a oportunidade de mostrar que essa realidade pode ser diferente, sem precisarmos viajar para um futuro longínquo.

Vocês encararam um projeto e conseguiram elevar seus nomes e o da Escola Municipal Rodolfo Aureliano, nacional e internacionalmente e por isso, já fazem parte da história da educação em Pernambuco. Obrigada, Maryllia, Emerson e Gabriel por mostrar que a consciência das dificuldades não os impediram de superar as próprias expectativas. Obrigada por mostrar que podem existir outros tão talentosos quanto vocês, que só precisam de uma coisa, oportunidade.

Referência:

http://g1.globo.com/pernambuco/educacao/noticia/2015/11/alunos-de-escola-municipal-do-recife-vencem-olimpiada-de-robotica.html

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *