Os efeitos da negligência

No último dia 05 de novembro, o distrito de Bento Rodrigues em Minas Gerais foi impiedosamente devastado por rejeitos de uma mineradora, acumulados em duas barragens que romperam.

Imediatamente após o acidente, o Ministério Público iniciou as investigações e dias depois trouxe o veredicto: NEGLIGÊNCIA.

Segundo o site “Significados”, Negligência vem do latim “negligentia”, que expressa falta de cuidado, desatenção ou preguiça.

Imaginem então que se não fosse pela falta de cuidado, desatenção ou preguiça de alguém ou de um grupo, Bento Rodrigues não estaria coberto de lama, com mortos e desaparecidos, com o ecossistema definhando, com desabrigados que não têm a menor ideia de como vão seguir suas vidas…

Infelizmente, essa foi apenas mais uma triste conseqüência da negligência. Imaginem diariamente, desde o início dos tempos, quantas pessoas a falta de cuidado vitimou… Inúmeras e algumas vezes de maneira irremediável.

O motivo? Optar pelo mais fácil, pelo mais cômodo. Para quê resolver aquele problema tão complicado, se eu posso fingir que nem vi?

Posso garantir o que vai acontecer se você optar por resolver o problema, se a sua escolha for pela PRUDÊNCIA, um dos antônimos* da negligência: Você irá mudar realidades,  gerar sorrisos, motivar a gratidão. Você fará diferente da maioria e assim será reconhecido, terá sucesso. Sairá da mediocridade, poderá ser verdadeiramente importante e assim insubstituível.  E finalmente poderá evitar que o pior aconteça, e até mesmo, salvar vidas.

A negligência pode proporcionar uma ilusória, momentânea e perigosa sensação de conforto. Antes de optar por “não fazer” qualquer coisa por você e principalmente, por outra pessoa, reflita…  As consequências podem ser bem sérias e o que é pior, irreversíveis.

*P.S. Pesquisando por palavras com significados opostos a negligência, encontrei duas que podem ser bem persuasivas: AMOR e DELICADEZA.

Gabriela Patu

Professora e Gestora de Mídias Digitais

Iniciare Educação Criativa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *