Com um diploma tenho emprego garantido?

Uma pesquisa realizada pela BBC Brasil sobre o ensino superior por aqui revelou que  nunca tantos brasileiros chegaram às salas de aula das universidades, fizeram pós-graduação ou MBAs. Mas, ao mesmo tempo, não só as empresas reclamam da oferta e qualidade da mão-de-obra no país como os índices de produtividade do trabalhador custam a aumentar. 

 Nossos alunos estão saindo despreparados para o mercado de trabalho isso é fato, na matéria várias causas foram citadas, alunos sem base, faculdades sem concorrência no vestibular, alunos passando de períodos sem ter condições entre outras. Mas algo grave que não foi citado é que a forma de passar o conteúdo para esses alunos “despreparados” não sofreu alteração em um século de existência.

Para que os conteúdos ministrados nas faculdades façam sentido o aprendizado tem que ser adquirido de maneira ativa, imersiva e com foco na realidade do mercado de trabalho, tem que respeitar a velocidade de aprendizagem de cada estudante e as avaliações têm que ser formativas. As aulas meramente expositivas ainda são as únicas ferramentas didáticas (elas têm sua importância e não podem deixar de existir) da grande maioria das escolas e faculdades do Brasil e do mundo. Enquanto a mentalidade dos gestores, professores e alunos não mudar para aceitar as metodologias ativas como forma de gerar competências nada vai mudar.
Nós da Iniciare Educação Criativa temos como objetivo, mostrar como aplicar metodologias ativas de ensino e aprendizagem mesmo em currículos tradicionais e trabalhando com grandes grupos de alunos. Isso é possível e é o futuro.

Abraço

Vasco Patú

CEO Iniciare Educação Criativa

Referência

http://www.bbc.com/portuguese/noticias/2013/10/131004_mercado_trabalho_diplomas_ru?SThisFB

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.