A sala de aula não pode ser mais como antes.

Aula online será a tecnologia mais usada por Universidades em 2016!

http://porvir.org/aula-online-sera-tecnologia-mais-usada-por-universidades-em-2016/

Nesse link aí em cima você entenderá o que vem por aí quando falamos de educação online, vou além, quando falamos do futuro da educação.

Por mais ceticismo que exista no mundo acadêmico não podemos fechar os olhos para as mudanças, insistir em um sistema de aulas expositivas sem fim, avaliações pontuais, disciplinas isoladas e conhecimentos seguimentados.

A chamada para o artigo diz que as aulas online serão as tecnologias mais usadas pelas Universidades já no ano de 2016, eu acredito que serão mesmo, mas fica aqui uma reflexão… Passar para o ambiente virtual as aulas expositivas e falar em inovação não combina. Temos que reinventar a forma de passar os conteúdos principalmente em aulas online, esses momentos tem que ser dinâmicos, interativos e a audiência tem que participar de forma ativa na construção do aprendizado, mesmo não estando em contato com o professor numa sala de aula real. Caso vocês achem que é impossível, estão enganados, isso é possível sim.

Quando passarmos para esses momentos online estratégias do método científico como: perguntas problema, objetivos de estudo, revisão da literatura e resultados podemos criar engajamento e interesse pelo conteúdo… Lógico que esses assuntos tem que ter aplicabilidade prática  e relevante para o estudante, por isso a necessidade de conhecermos nosso aluno, entender a que geração ele pertence e como podemos impactá-lo com o conhecimento que ele irá adquirir.

E aí, vamos mudar o mundo conosco?

Abraço

Vasco Patú

CEO da Iniciare Educação Criativa

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.