Educação e empoderamento

Empoderamento, palavra que tem sido cada vez mais repercutida. As definições se baseiam em emancipação, autoconhecimento, superação e liberdade para decidir e controlar o próprio destino. Só com o empoderamento você contribuirá verdadeiramente para a sociedade.
Estar em sociedade exige que você se relacione e os relacionamentos, todos eles, pessoais e profissionais, podem influenciar no empoderamento.
Infelizmente não é raro que a irresponsabilidade, falta de gentileza e empatia alheia façam você deixar de acreditar em si mesmo.
Essas pessoas te carregam sem piedade para tempestade delas e quando você percebe, dedica mais tempo pensando na arbitrariedade delas do que na sua paz. “Mas a culpa é toda delas, eu sou só uma vítima…” E pensar assim te deixa cada vez mais distante da emancipação que te dá o poder de ser pleno, empoderado.
Seja prático e imagine a angústia de ter sua vida pautada nos outros, em suas opiniões, críticas, tantas vezes baseadas em mediocridade, desafeto.
Seja a pessoa que coloca os atormentados na sua paz. Torcendo para que eles possam progredir e encontrem a serenidade. É fácil? De jeito nenhum e não precisa ser Buda, basta investir diariamente na evolução da pessoa mais importante da sua vida: VOCÊ.

Aprenda sempre e sobre tudo, repasse o que você aprendeu sem ressalvas e através do compartilhamento do que é bom podemos levar o empoderamento para mais pessoas.

Abraço,

Gabriela Patú
Professora
Iniciare Educação Criativa

Os comentários foram encerrados, mas trackbacks e pingbacks estão abertos.