O que o mercado de trabalho espera de você?

Em momentos de crise todos os olhos da sociedade se voltam para o mercado de trabalho, para as vagas de emprego que são fechadas ou as que não são criadas. Além disso, os jovens que estão terminando as suas graduações, pós-graduações ou que já estão no mercado buscando espaço ficam muito apreensivos com o cenário da economia nacional.

Os alunos que estão ingressando nas faculdades e Universidades já se preocupam com o futuro…  será que terão emprego? Será que escolheram a profissão certa? Será que escolheram a Universidade certa? São muitas dúvidas que só serão respondidas com o tempo.

Algo que não vai mudar é o que o mercado quer desses jovens atualmente… Conhecimento, atitude, liderança, bom relacionamento pessoal, inovação e criatividade. Daí surgem mais perguntas: estou sendo preparado para esse mercado? Será que vou atingir as expectativas?

No ensino superior ainda estamos vivendo o fantasma da educação da revolução industrial, estamos dois séculos atrasados, somos ensinados todos da mesma forma, sem respeitar o tempo e as particularidades de aprendizado dos indivíduos. A academia não observa a prática e não ensina o aprendiz a fazer. Muita teoria e só.

A mudança do sistema educacional vai ser mais demorada, ele é muito grande e complexo, mas vai acontecer. Não depende só do Governo, estamos todos envolvidos no processo. O que tem que acontecer urgentemente é a mudança de atitude dos alunos e professores, vamos lutar por uma educação para desenvolver competências, aquelas que o mercado quer.

Mesmo no cenário que vivemos é possível mudar e você pode começar sua mudança de atitude, a reprogramação da sua mente. O primeiro passo é tornar-se um aprendedor, um resolvedor de problemas. Após adquirir essa postura você deve pesquisar o que o mercado quer da profissão que escolheu e usar as teorias passadas na sua Faculdade para imaginar suas aplicações na vida real.

Você tem que se tornar o profissional que o século XXI precisa e,  consequentemente, o fantasma do desemprego não chegará nem perto de você!

 

Grande Abraço

Vasco Patú

CEO da Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *