Temos que passar para Era da Aprendizagem.

Já li inúmeras vezes a frase “estamos na Era da informação”, pois é, está mais do que na hora de passarmos para Era da Aprendizagem não acham?

As informações estão a dois clicks sempre, mas isso não significa que todos  sabem o que fazer com elas, posso garantir que poucas pessoas sabem. Temos que mudar isso começando a ser mais autônomos, ativos na busca por informações, por aprendizado. Essa atitude já fará com que a informação que você busca seja mais relevante, assim permanecendo na sua memória por mais tempo.

No momento que somos passivos no aprendizado (em qualquer situação, não apenas em sala de aula) nosso cérebro processa essa informação com menos importância,  transformando-a em uma memória de curto prazo. Dessa forma as células cerebrais – neurônios –  não são modificados e as informações serão rapidamente esquecidas.

Para transformarmos informações em memórias relevantes de longo prazo,  temos que usar mais um pouco de energia e outras áreas do cérebro, essa ação de aprender tem que está ligada à motivação, emoções, engajamento e a importância que esse conhecimento  tem para você.

Não basta termos acesso a toda informação do mundo.  Qual dessas informações são relevantes para você? A partir dela você pode criar algo? Como você aplicará essas informações na vida prática?  Você pode ensinar o que aprendeu a alguém? Depois de responder esses questionamentos mude você sua Era… Passe da Era da informação para do Aprendizado colaborativo.

Abraço

Vasco Patú

CEO & Founder

Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *