Aprenda a usar as redes sociais e faça a diferença.

social

Redes sociais… Fantásticos espaços virtuais onde podemos publicar o que bem entendermos, sem nenhuma conseqüência. Sem nenhuma conseqüência? Definitivamente NÃO.

Os contratantes estão cada vez mais interessados em esmiuçar seu perfil para saber se realmente você é uma boa aquisição.

Seu currículo é impecável, na seleção você arrasou, mas seu perfil… Bem, seu perfil não causou uma boa impressão. Resultado: DESCLASSIFICAÇÃO.

Segundo artigo publicado pela Humanus, empresa especializada em RH, “43% dos gerentes de contratação que usam mídias sociais para investigar os candidatos, descobriram informações que lhes levaram a não contratá-los”.

Ainda de acordo com o artigo, fotos ou informações inapropriadas, valorização exacerbada do consumo de álcool ou drogas, denegrir empregador anterior, comentários discriminatórios relacionados a sexo, raça e religião são alguns dos motivos que levaram o candidato a não contratação.

Claro que a liberdade de expressão é um direito que as duras penas foi adquirido e que você tem a prerrogativa de tornar público o que quiser, mas você realmente precisa mostrar tudo para todo mundo o tempo todo? Ora, uma boa estratégia de marketing pessoal nunca faz mal, em nenhuma situação. Entenda que mentir, exagerar nas qualificações profissionais e interpretar personagens não se definem como boas estratégias, fazendo isso você vai continuar usando essa ferramenta sensacional contra você. Se quiser maximizar seu marketing pessoal também em redes sociais, seguem dicas:

  • Seja autêntico sempre, mas sem agressividade e extremismo;
  • Defenda seu ponto de vista sem atacar quem pensa diferente, isso é desnecessário, internalize que discordar é tão legítimo quanto concordar e evite conteúdo preconceituoso;
  • Tire proveito dos filtros e grupos fechados e crie um ambiente ainda mais confortável para divulgar suas peripécias;
  • Revise o que você escrever, e tenha atenção com erros gramaticais;
  • Antes de publicar conteúdo violento, trágico, constrangedor, reflita qual o real propósito e se vai ser útil para você e sua rede.

Procure lembrar que nenhuma história de sucesso acontece por acaso. Todos que atingiram seus objetivos contaram com planejamento, que amplia sua visão e ajuda na previsão de tudo que poderá ser usado a favor ou contra você. Entenda o marketing pessoal como parte essencial nesse processo e procure ser considerado um bom candidato pessoal e virtualmente.

 

Gabriela Patú

Professora e Gestora de Mídias Sociais

Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *