As vantagens de estudar em grupo – parte 1

Você já participou de um grupo de estudo pelo menos uma vez na vida: seus amigos reunidos para estudar determinada matéria, todos compenetrados….. até a primeira piada! E ninguém consegue mais manter o ritmo. A dispersão toma conta, e o que era pra ser uma tarde produtiva de estudos se transforma em mais tempo perdido.

O estudo em grupo pode ser um ótima alternativa para aumentar sua produtividade acadêmica, se utilizado da maneira ideal. Segundo a pirâmide da aprendizagem, desenvolvida pelo professor Edgar Dale, em 1946, após duas semanas de contato com um determinado conteúdo, assimilamos: 10% do que lemos; 20% do que ouvimos; 30% do que vemos; 50% do que vemos e ouvimos; 70% do que falamos e 90% do que praticamos. Fica evidente que o aprendizado acontece quando, de alguma maneira, participamos ativamente do processo.

E esse é o motivo pelo qual devemos participar de grupos de estudo. Participar de uma discussão, falar, ensinar o que você aprendeu a um colega que ainda não tenha atingido o entendimento pleno consolidam o conhecimento. Na maioria das vezes, a equipe conta com pessoas apresentando diferentes habilidades e tipos de inteligência, onde a ajuda mútua acontece da maneira mais natural possível.

Para que seu time de estudo funcione, verifique se:

  1. As pessoas do grupo têm afinidade e buscam um objetivo em comum (aprender determinada matéria);
  2. Alguns integrantes dominam o assunto com mais facilidade do que os demais (e esse alguém pode ser você);
  3. Todos se comprometem a estudar antes das discussões (se ninguém estuda, não há discussão …);
  4. Existe algum lugar determinado (bibliotecas ou a própria sala de aula; mesas redondas ou formação de uma círculo onde cada um possa manter o contato visual são ideais; horários fixos durante a semana)

Preparado? No próximo texto vamos elaborar um roteiro para você não se perder nas discussões em grupo!

Grande abraço,

Felipe Bravo
CEO – Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *