4 passos para você maximizar seu rendimento em aulas e palestras.

Está cada dia mais difícil reter os conteúdos ministrados em aulas e palestras que participamos, o mundo nos oferece muitas distrações e isso faz nosso rendimento cair bastante. O formato de aulas e palestras não são o ideal para nos deixar focados no aprendizado, geralmente são baseadas em exposição pura, o ouvinte fica totalmente passivo no processo o que é um chamariz para o Smartphone que está no sou bolso. Muitas vezes os palestrantes e professores sentem-se desrespeitados, eu até entendo, mas temos que compreender que o mundo mudou, a forma de entrar em contato com o conteúdo e consumi-lo também está diferente e dinâmico.

Nos próximos cinco anos vamos ver uma mudança brusca na forma de ensino e aprendizagem, mas até lá temos que nos adaptar ao que temos e aproveitar melhor as aulas e palestras. Para isso desenvolvi uma técnica que com 35 min de preparação você vai absorver muito mais o conteúdo das aulas e até achá-lo mais interessante.

Vou colocar aqui a sequência de ações que farão a diferença no seu rendimento:

1- Mude seu mindset para aprender mais

Mude sua forma de pensar no conteúdo que você tem que aprender, para que ele faça sentido imagine como você vai aplicar na sua vida prática, onde você vai usar no seu trabalho ou na sua casa. Caso você não saiba, procure na internet, esse conteúdo tem que fazer sentido pra você, caso contrário será tempo perdido

2- Pegue a programação da aula ou palestra e busque na internet (use 15 min)

Leia alguns artigos, assista a vídeos curtos, faça anotações e sempre pense como você vai usar o conteúdo.

3- Durante a aula você já estará mais seguro e antenado com o conteúdo

Preste atenção e faça anote durante a aula ou palestra, isso faz você  se  concentrar, existem varias técnicas de anotações, encontre a melhor pra você.

4- Depois da aula para aprender (use 20 min)

Quando você chegar em casa use as anotações que você fez, identifique algumas palavras chave ou frases e busque referências na internet. Assista a vídeos, leia textos e aproveite o conteúdo apreendido.

Depois de aplicar essas técnicas o tempo que você passa em uma sala de aula vai ser muito mais útil, quando for se preparar para as avaliações os conteúdos já estão bem fixados na sua memória.

Abraço,

Vasco Patú

CEO e Founder

Iniciare Educação Criativa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *