Como memorizar e aplicar o conteúdo estudado?

Está cada dia mais difícil retermos os conteúdos que temos de estudar, são muitas informações de inúmeras  fontes diferentes e muitas vezes você não sabe nem por onde começar. Bem, não posso falar aqui que existe uma receita milagrosa para solucionar esse problema, mas posso te ensinar uma técnica que vai facilitar bastante sua vida.

Geralmente quando vamos estudar usamos apenas a técnica de ler muitas vezes seguidas o mesmo texto e pela repetição tentamos memorizar o conteúdo, essa técnica é útil mas apenas ativa a memória de curto prazo, logo você vai esquecer o que estudou, pois para gerar memória de longo prazo temos que usar outros mecanismos do nosso cérebro (Aprofunde mais esse assunto clicando aqui).

Vamos para o que interessa: Como memorizar e aplicar o conteúdo estudado?

Vou responder essa pergunta com um passo a passo:

1- Separe o material que você tem que estudar por afinidade de conteúdo.

2- Depois divida esse material por páginas a serem estudadas. Você pode começar com 5 páginas e depois pode ir aumentando quando tiver dominando a técnica.

3- Separe um caderno para anotações.

4- Leia uma vez o bloco de 5 páginas sem interrupções.

5- Repita a leitura agora grifando palavras ou frases chave e as anote no caderno que você separou. Quando estiver nessa fase pense como você vai usar esse conteúdo apreendido, coo ele será útil na sua vida profissional, isso vai dar sentido ao aprendizado.

6- Na terceira e ultima vez que estiver lendo, foque nas palavras chave e imagina como você ensinaria para alguém o que aprendeu com essa leitura.

Repita a técnica nos outros blocos de conteúdos que você separou e aproveite o que aprendeu.

 

Abraço,

Vasco Patú

CEO e fundador

Iniciare Educação Criativa

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *