Faça seu horário de estudo funcionar!

O hábito de estudo diário deve nos acompanhar durante toda a vida (se você quer saber mais sobre hábitos, clique aqui). O problema é que, na maioria das vezes, planejamos nosso horário de estudo de maneira errada e esse momento é essencial para sedimentar todo o aprendizado na memória de longo prazo e não pode ser deixado de lado. Os erros mais comuns são: muito tempo em uma só matéria, apenas um método de estudo, referências de estudo chatas e difíceis, e por aí vai.

O primeiro passo para montar seu horário é se conhecer. Saber qual a parte do dia em que seu rendimento é maior e que você está mais disposto. Não adiantar pegar um livro enorme logo depois do almoço se essa parte do dia você sente muito sono.

O segundo ponto a ser considerado é a sua programação semanal. Para isso, é necessário que você identifique quais disciplinas tem mais dificuldade e planeje o início do seu horário de estudo com essas matérias, quando você está mais focado. Deixar as matérias com mais afinidade para o final também funciona como uma recompensa para o cérebro, e você terá mais prazer em terminar sua rotina com temas que você gosta mais.

Então, chegou a hora de dividir os horários para cada disciplina. Nunca deixe uma tarde toda apenas para estudar um assunto. Você vai cansar e sua produtividade vai diminuir. Sugiro que não sejam gastas mais de duas horas com uma disciplina, por turno.

E o método? Qual devo utilizar? A resposta é bem simples: o que você mais gosta. Uma regra de ouro é que não devemos explorar um tipo de estímulo apenas. É importante que os sentidos sejam estimulados (falamos disso nesse vídeo). Portanto, após um tempo de leitura, onde você pode usar e abusar das cores e das anotações no texto, é importante ver um vídeo no you tube sobre algum assunto relacionado. A audição pode ser estimulada através da gravação da sua voz com o resumo do que acabou de estudar. Vale lembrar que é interessante separar um tempinho durante a semana para fazer uma curadoria de materiais interessantes na internet.

Não esqueça das pequenas pausas entre os períodos de estudo.

E estude todo dia!

Grande abraço,

Felipe Bravo
CEO – Iniciare

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *