A inovação é o segredo.

As empresas mais famosas do mundo trabalham com a inovação como meta. Cada produto tem que trazer algo a mais para o mercado, um leitor de impressão digital no celular, um metal nunca usado, um carro autoguiado (em breve). Quando olho para essas gigantes da tecnologia vislumbro que o futuro da educação esta ligada a palavra inovação, não podemos esperar que a tecnologia evolua de maneira exponencial e que a educação continue andando lentamente no século XIX.

Uma das máximas da inovação é o entendimento dos padrões, do que já esta sendo usado, do que é tradicional para em cima disso criar. Olha o significado de inovação no dicionário:
i.no.va.ção 
sf (lat innovatione1. Ato ou efeito de inovar. 2. Coisa introduzida de novo. 3. Renovação. 4. Bot Rebento que renova um musgo.

Observe a palavra renovação aí, é nela que temos que focar quando falamos em educar, já esta muito claro que entendemos o padrão, estamos treinando a mesma coisa há dois séculos. Agora chegou a hora de transformarmos esse vasto conhecimento adquirido em material de mudança e para isso teremos que arriscar.

A Receita usada em um País dificilmente dará certo em outro, tudo tem que ser adaptado para a realidade local, a melhor forma de educar é individualizando cada vez mais o ensino, respeitando a velocidade de aprendizado de cada um, reforçando os pontos fracos e valorizando os sucessos.

As metodologias ativas, 0 aprendizado online, professores comprometidos e preparados para a mudança serão os alicerces dessa nova fase da educação no mundo, não temos como permanecer no século XIX mesmo que “o comodismo nos aconselhe a tal ação.”

Foco na mudança o mundo precisa disso.

 

Abraço

Vasco Patú

CEO da Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *