Como o podcast me ensinou a aprender mais

Você sabe o que é podcast? O termo surgiu em 2004, da junção de Ipod + Broadcast (transmissão via rádio) e se popularizou através do uso dos Ipods. Através de um podcast, qualquer pessoa podia ter um programa de rádio e compartilhar com outras pessoas no mundo todo. No início, a graça era colocar playlist com suas músicas preferidas. Depois de algum tempo e, com o surgimento do Iphone, uma outra função para esses programinhas de rádio os tornou uma febre ao redor do mundo: a de ensinar sobre qualquer assunto através de um arquivo de áudio.

Pense comigo: quanto tempo você perde diariamente em situações que fogem do seu controle? Trânsito, filas, espera …. Você poderia usar esse tempo em algo produtivo? Sim. E a maneira mais fácil é plugar um fone de ouvido (ou ativar o bluetooth no som do carro) do seu celular e aprender alguma coisa. Foi o que fiz quando queria ouvir um pouco mais sobre empreendedorismo ou marketing digital. Quem diria que teríamos a oportunidade de ouvir o Flávio Augusto (do Geração de Valor) falando todas as dicas de quem conseguiu empreender com sucesso? Melhor do que qualquer livro (e bem mais rápido também). O podcast permite esse sensação de que a pessoa está falando para você, diretamente.

Quer aprender alguma língua? Lembrar algumas lições esquecidas de espanhol? Ou prefere ouvir cientistas falando sobre Ondas Gravitacionais? Aprender sobre cinema e fotografia? Sim, é possível. Milhares de programas disponíveis, com atualizações diárias. A um clique (ou a um toque do seu celular). E se você achar pouco, pode contribuir e começar a produzir o seu próprio programa.

Preparei um guia para você não perder nem um segundo do seu tempo e planejar o que irá aprender na próxima semana. Vamos lá?

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *