Desafio – pense como um cientista.

As principais características de um cientista são a curiosidade, planejamento, a vontade de resolver problemas, persistência, paciência, resiliência, foco e espírito de equipe. Lógico que nem todos são assim, mas deveriam…

Fazer ciência não e nada fácil, principalmente em países subdesenvolvidos onde o apoio a essa arte é bem baixo. Essas características descritas acima, aplicadas da maneira correta em qualquer profissão e na sua vida podem mudar o rumo da carreira de qualquer pessoa.

Muitas vezes vivemos os dias sem pensar muito em planejamento ou em como resolver um problema especifico que está na nossa frente. Por esse motivo proponho o desafio pense como um cientista, semanalmente vou trazer para vocês as estratégias usadas pelos cientistas para criar coisas novas, resolver problemas, inovar, apresentar dissertações de mestrado, teses de Doutorado e vou mostrar que usar o método cientifico pode mudar completamente a forma de você encarar e resolver seus problemas.

Para começar vamos saber um pouco mais sobre o método cientifico…

Entende-se por método científico a metodologia usada por cientistas na busca do conhecimento, em uma definição mais precisa: um conjunto de regras básicas para desenvolver uma experiência a fim de produzir novos conceitos, bem como corrigir e integrar conhecimentos pré-existentes.

Para isso você usa etapas definidas que são: Observar o problema, estudar sobre ele, criar uma hipótese de resolução, traçar objetivos que serão cumpridos para testar sua hipótese, testar e obter resultados positivos ou não que irão validar sua hipótese.

Conhecendo e respeitando essas etapas você pode aplicar o método científico para resolver qualquer problema. Para começarmos  o desafio pense como um cientista coloque o método em pratica na sua vida agora mesmo, escolha um dos seus desafios e mãos a obra.

Agora você esta no caminho de se tornar um revolvedor de problemas como um cientista.

Abraço

Vasco Patú

CEO e Fundador

Iniciare Educação Criativa

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *