Plano de aula perfeito.

  Para construir um plano de aula nós professores só precisavamos nos preocupar com o conteúdo. Só que isso não basta mais, não conseguimos reter a atenção do nosso aluno por mais que 15 minutos, quando a pessoa é boa de “palco”, caso contrário eles nem começam a prestar atenção. Então, chegamos a conclusão que não basta apenas o conteúdo ser bom, nem o professor ser engraçado, comunicativo e tocar violão. Lógico que tudo isso ajuda, você ser um bom comunicador faz parte do processo de ensino aprendizagem. Por isso temos que nos preocupar com o plano de aula perfeito, pois ele tem que se adequar a turma que você quer atingir. Pra isso, você tem que conhecer uma técnica chamada de Storytelling …é uma palavra em inglês, que está relacionada com uma narrativa e significa a capacidade de contar histórias relevantes. Consiste em um método que utiliza palavras ou recursos audiovisuais para transmitir uma história. Esta história pode ser contada de improviso ou pode ser uma história polida e trabalhada. Também é muito usado no contexto da aprendizagem, sendo uma importante forma de transmissão de elementos culturais como regras e valores éticos.

Então, além dos conteúdos você vai pensar em como contar essa história e ela ser relevante pra sua audiência. Tem que ter começo, meio e fim, tem que ter personagens, tem que ter problemas para serem resolvidos com o conteúdo que você quer passar pra seus alunos. Partam de um problema que tem que ser resolvido, posteriormente você vai dar as ferramentas pra eles resolverem esse problema, fazendo deles personagens ativos do processo de aprendizagem. Bons modelos para entendermos o Storytelling são os filmes e seriados, vou colocar aqui o Dr House como exemplo. Gosto desse como exemplo, pois sempre tem um problema pra ser resolvido e a construção da resposta é feita em equipe. Mas podemos usar aqueles seriados de crimes, eu gosto bastante de Criminal Minds…

Não estou dizendo aqui que toda aula faremos um episódio de um seriado. Estou dizendo que a história (conteúdo) que temos que contar tem que fazer sentido na vida prática e os alunos tem que se envolver na construção do aprendizado.

Abraço

Vasco Patú

CEO e fundador

Iniciare Educação Criativa

1 comentário

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *