Como usar o whatsApp em sua sala de aula.

Um dos grandes desafios dos professores ultimamente é manter os alunos longe dos smartphones, principalmente do whatsApp concordam?

Imaginem se nós pudéssemos usar essa ferramenta como o principal instrumento de uma aula invertida (alunos tentam construir o conhecimento com seu repertório, baseado nos textos e pesquisas, depois os professores propõem atividades para completar o aprendizado), onde os textos e links colocados lá norteassem a aula.

Bem, isso é possível e funciona muito bem com turmas onde eu ministro a disciplina de Biologia Molecular.

Como fazer…

Basicamente eu mando os links ou arquivos (pdf, word, ppt) para o whatsApp de um representante da turma, ele distribui com todos os outros alunos pelos grupos que compartilham e pronto… Todos estão em posso dos arquivos. Divido a turma em grupos e eles começam a discutir o tema para, posteriormente abrirmos as duvidas e esclarecimentos para o grande grupo.

whatsapp

Dessa forma eles estão usando uma ferramenta que dominam, estão interagindo em grupo e com o smartphone, estão trabalhando ativamente na construção do conhecimento e podem tirar as dúvidas com os colegas, o google e o professor (não necessariamente nessa ordem ;)).

As possibilidades de engajar nossos alunos estão nas ferramentas que eles utilizam e na vivência que eles tem fora das salas de aula. Usando isso podemos motivar cada um deles a aprender mais sozinhos e em grupo… Que é muito melhor!

 

Abraço

Vasco Patú

CEO e fundador

Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *