Afinal, o que é essa Metodologia Ativa?

Termo da moda em educação: metodologias ativas. Mas a ideia é nova? Não. A base da metodologia ativa vem da teoria da autonomia nos estudos, explícito na obra de Paulo Freire, portanto já faz tempo que se ventila a possibilidade da aprendizagem ser centrada no estudante, e não mais no professor. Vamos aprofundar esse tema tão relevante?

A metodologia ativa nada mais é do que _______________________________________. Desta maneira, o aluno _____________________________, algo necessário para seu desenvolvimento pessoal e profissional. Várias são as técnicas para se estimular a metodologia ativa em sala de aula, são elas:

  • ____________________________
  • ____________________________
  • ____________________________

A aprendizagem baseada em problemas, que é _____________, estimula a ___________, faz com que os alunos ______________ e ao final ________________.

A ABP foi instituída no ___________, na década de ______. Seus principais aspectos são ____________, ____________, ____________, e _____________.

O arco de Maguerez sugere que _______________. A investigação do problema é o ponto central, mas deve ter como finalidade _______________.

Concluindo, as metodologias ativas e inovadoras __________________________.

Ficou curioso para completar as lacunas desse texto? Esse é o objetivo da metodologia ativa. Não vamos entregar esse conteúdo de maneira tão fácil. Busque na internet, leia artigos e livros, veja alguns vídeos no youtube. Construa seus conhecimentos. Depois volte aqui e veja que as lacunas se preenchem automaticamente.

Essa é a autonomia que buscamos disseminar na educação da era pós-digital. Essa é a metodologia ativa.

Grande Abraço,

Felipe Bravo
CEO – iniciare.com.br

2 Comentários


  1. Cara tenho 40 anos, preciso sair da iniciativa privada, o que você me indica para concurso? Estou determinado a estudar muito para sair. Na verdade eu fico pegando as aulas no youtube do alfacon, mas é pouco, preciso de mais.

    Responder

    1. Olá! Bem, a AlfaCon é uma das melhores instituições preparatórias para concurso do Brasil, por isso você já está indo no caminho certo. Para maximizar seu conhecimento você pode investir nos livros voltados para concursos, editoras como Campus, Método e Atlas são super bem conceituadas. Você está determinado, o que já te torna um concorrente com mais chances que a grande maioria dos inscritos. Você só precisa de uma vaga e vamos torcer para que você a conquiste! Abraço!

      Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *