Quem vai dar o primeiro passo?

O fotógrafo Julian Germain visitou 20 países, entre 2004 e 2012, fotografando salas de aula. Reuniu as fotos em um livro lançado em 2014. Peço uns minutos do seu tempo para apreciar as fotos abaixo:

As semelhanças são assustadoras. Diferentes países, religiões, séries, escolas …. Mas o padrão de sala de aula permanece o mesmo. Há séculos. Quando mudará?

Talvez a pergunta seja outra: quem terá coragem de mudar e ser pioneiro? Quem dará o primeiro passo?

As salas de aula não são mais atrativas aos nossos estudantes. Cadeiras enfileiradas devem dar espaço a mesas de trabalho. O quadro não deve ficar na frente da sala mas em qualquer lugar que se queira colocar. Tinta magnética nas paredes, puffs ou sofás coloridos. Computadores e monitores interligados. Tablets. Internet de alta qualidade.

ideal-layouts-for-modern-classroomsQuem sabe, um dia …..

Defendemos que a experiência de ir ao colégio ou à faculdade deva ser única. Promover curiosidade, bem estar e vontade de aprender requer falar a mesma língua que os nativos digitais. Ninguém aguenta mais o modelo secular da educação. Mas muitos ainda insistem …. Até quando? Até quando?

Felipe Bravo
CEO – Iniciare.com.br

2 Comentários


  1. Perfeita colocação! O aprendizado deveria ser prazeroso e cheio de respeito pela individualide,curiosidade e socialização das idéias. Espaço adequado requer recursos e disposição das pessoas de forma que elas possam socializar… salas de aula convencionais… isolam alunos e professores.

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *