O fim do Power Point!

Chegou o dia! A Microsoft decretou que não irá mais atualizar o Power Point nas próximas versões do Windows. A medida foi tomada pois a empresa de Bill Gates não consegue mais trabalhar em soluções inovadoras para o programa.  

[Seu Portal de Notícia, 01/04/2020]

 

Talvez nos deparemos com essa notícia daqui a 4 anos. Mas imagine que a Microsoft remova amanhã, de todos os computadores, o Power Point. Você está preparado para isso? Eu ainda não estou. É obvio que o programinha de apresentações criado em meados da década de 80 e inserido no pacote do Office na década de 90, mudou a maneira como levamos a informação para a sala de aula. E ainda muda. Atualizações recentes fazem com que a experiência de projetar imagens e vídeos para salas de aula sejam muito prazerosas.

O fato é: nos acostumamos com essa facilidade. Texto, fotos, ilustrações, tudo organizado em arquivos intermináveis de aulas somente projetadas. E se a luz acabar? Como vou mostrar aquela imagem do caso clínico único que está no slide 58 da apresentação 15? Já parou pra pensar como acontecia antigamente? Com certeza você se lembra dos retroprojetores e das famosas transparências. O professor escrevia em cima com uma canetinha colorida.

A projeção de imagens era difícil até a chegada dos projetores de slides. Preparar apresentações nesse sistema era trabalhoso e custava caro. As fotos tinham que ser reveladas e preparadas para o equipamento. Professores andavam com o carrossel de slides como se fosse um prêmio! E na época era interessante, mas ….

Os slides tomaram conta da nossa vida. Que desafio, hoje em dia, fazer uma apresentação sem utilizar o computador ligado ao projetor de alta definição. Como estruturar a minha aula sem a sequência lógica introdução-desenvolvimento-conclusão salva em ppt?

O power point vai acabar. Use com cautela. Repense sua aula.

 

Um abraço,

Felipe Bravo (iniciare.com.br)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *