Corrija menos trabalhos e avaliações.

Quanto tempo você gasta  corrigindo trabalhos e avaliações?
Fizemos essa conta… Esse semestre tenho 5 turmas na Universidade em que  ministro aulas (cheguei a ter 12 turmas já… cansa só de pensar né?),  tenho 350 estudantes que, obrigatoriamente, terão que fazer 2 avaliações (ainda temos segundas chamadas e prova final) e mais os trabalhos que eu propor. Imaginando que eu passe 1 trabalho para cada turma serão 12 avaliações e mais 5 trabalhos no total do semestre. Ops, tenho que multiplicar pelo número de alunos… No total teremos 1050 atividades para dar conta mais umas 200 provas de segunda chamada e final, gastando 3 min em média para corrigir cada avaliação teremos gasto 62h e 30min por semestre apenas corrigindo avaliações. Quando eu tinha mais turmas… Isso era praticamente 1 semana por semestre preso na correção das avaliações.

Mudamos isso definitivamente… Não passamos mais trabalhos escritos para serem entregues, pois o que acontecia era corrigir os primeiros com bastante critério e os últimos achando tudo lindo ou ruim demais! Desculpem se falamos um dos segredos obscuros de nós professores…hehehehe.

O que fizemos (e indico demais para vocês) foi passar trabalhos onde os alunos teriam que produzir uma página no Facebook, instagram ou twitter e gerar conteúdo sobre os temas propostos por nós. Dividimos a sala em grupos de até 6 e eles postavam individualmente uma vez por semana, em uma tabela do excel colocávamos os grupos  com seus respectivos participantes e marcávamos se eles tinham postado ou não… Também observamos o impacto do conteúdo, as referências e assiduidade. Isso dá pra fazer super rápido e sem levar papéis para casa.

A economia de tempo, aumento na nossa qualidade de vida e engajameto dos alunos  são impressionantes… Isso são só os trabalhos… Mudamos a forma de corrigir as provas também… Caso queira saber mais sobre como fizemos isso basta clicar AQUI, baixar nosso ebook com 5 planos de aulas usando tecnologia e metodologias ativas e automaticamente você assina nossa lista VIP de emails com conteúdos exclusivos.

Pode clicar na figura também.

planosdeaula

 

Abraço

 

Vasco Patú

CEO e fundador

Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *