15 aplicativos para aumentar a produtividade do professor

O smartphone e o tablet mudaram definitivamente a maneira como gerenciamos nossos compromissos, fazemos nossas anotações e planejamos nossa vida. Essa facilidade de ter tudo que você precisa no seu bolso (ou bolsa) faz com que o velho hábito de deixar tudo para depois (falamos sobre procrastinação aqui) seja deixado de lado com mais facilidade. A tecnologia mudou a vida dos professores. Para melhor.

Ainda assim, percebo que há uma barreira entre a tecnologia e meus colegas docentes. O professor pós-digital pode ser muito mais produtivo com uma série de aplicativos adaptáveis à vida acadêmica. Por esse motivo, separei aqui 15 aplicativos que vão fazer você esquecer lápis e papel e ganhar muito mais tempo. Vamos lá?

Família Google

Google Drive

Esse aplicativo tem que ser o primeiro da lista. Sabe por quê? Imagine que seus arquivos e aulas mais importantes estejam com você em todos os lugares e possam ser acessados em poucos cliques. O Drive funciona como um hd virtual, onde seus arquivos estão disponíveis na nuvem e podem ser compartilhados com quem você quiser. E tudo associado a sua conta do Gmail. Diga adeus ao medo de perder sua tese porque o computador quebrou!

Google DOCS

Já pensou em escrever um artigo em equipe, em tempo real, com colegas que estão a quilômetros de distância (e até em outros países)? O Docs permite isso. Crie, edite, compartilhe arquivos no formato de texto, semelhante ao Word. E não precisa se preocupar em salvar. Tudo fica na nuvem automaticamente. Ótima ferramenta para que seus orientandos escrevam com você, ao mesmo, o TCC. Esqueça a ideia de levar resmas de trabalho para casa.

Google Planilhas

Esse aplicativo mudou a minha maneira de avaliar os alunos. Você cria planilhas simples com os dados de cada turma e pode realizar avaliações diárias. Ao final do semestre, crie gráficos de rendimentos e estatísticas de notas. Na mesma conta do google.

 

Google Apresentações

Bom, deu pra perceber que os primeiros aplicativos indicados são todos da família Google. Com o Apresentações, seus slides mais importantes também estão salvos e podem ser compartilhados com a turma facilmente. Um novo recurso permite que os alunos façam perguntas ao final da apresentação, diretamente dos seus smartphones.

Google Spaces

Com esse aplicativo lançado recentemente, fica fácil criar grupos ou “espaços” para compartilhar arquivos, fotos ou vídeos com seus alunos. O programa permite comentários de todos os participantes. Os grupos de trabalho nunca mais serão os mesmos!

 

Google Keep

Melhor maneira de fazer notas rápidas sobre qualquer assunto e não perder por aí. O aplicativo é agradável e suas notas são salvas como se fossem vários bloquinhos de post-it. Permite gravação por voz e tomada de fotos ou vídeos.

 

Agenda e Listas

Wunderlist

Sabe aquelas listas intermináveis de coisas para fazer que sempre perdemos? Coisa do passado. O Wunderlist é o melhor aplicativo para organizar e compartilhar suas listas de tarefas. Permite alertas no próprio celular e por email.

 

Pocket Informant

Após vários testes com aplicativos diferentes, o Pocket Informant ganhou minha preferência como agenda virtual. Você pode conferir seus compromissos por dia, semana, mês ou ano, de maneira intuitiva e simples. Permite sincronização com os calendários do Google. Único defeito: é pago! Mas vale cada centavo.

 

Arquivos

GoodReader

Muitas opções disponíveis quando falamos em leitores de pdf. A minha escolha é o GoodReader, programa para você salvar, marcar, anotar, assinar, qualquer tipo de arquivo em pdf. Muito útil para guardar artigos importantes e para estudar!

 

Pocket

Um dos meus aplicativos favoritos. Nunca mais perca uma página interessante que você leu na internet. Com o pocket, você salva, através do link da página, uma cópia daquele texto fantástico que pode ser usado na construção de uma aula. O melhor de tudo: o aplicativo remove todas as propagandas, deixando apenas o texto e as imagens importantes, numa tela de leitura super leve e agradável.

 

Interação com os alunos

Telegram

Livre-se do WhatsApp. A maior vantagem do telegram é ser compatível com tablet. Crie grupos de discussão em sala de aula com esse aplicativo e  acompanhe tudo de onde estiver. Ótimo para enviar arquivos em sala para todos os alunos.

 

Socrative

Nunca mais corrija provas. O Socrative faz por você. E ainda te dá os gráficos de erros e acertos. Quer mais? Faça competições entre alunos e disponibilize a prova dele em pdf. Avaliações dinâmicas e práticas.

 

Periscope

Quer fazer uma aula de revisão sem estar em sala de aula? Transmita ao vivo pelo Periscope e capte as dificuldades em tempo real. Os alunos adoram. E o aplicativo é muito simples de usar, basta conexão com internet e câmera ligada!

 

Outros

MindNode

Mapas mentais são muito úteis quando queremos organizar as ideias na elaboração de uma aula. Com esse programinha (infelizmente é pago) você cria árvores de ideias rapidamente, imprime ou salva em pdf. O arquivo também pode ser compartilhado por email.

 

Pinterest

Quer começar uma apresentação mas não sabe como? Deu branco? Procura no Pinterest, a rede social de imagens e infográficos mais útil da internet. Com esse aplicativo, as ideias vão fluir de maneira fácil pois basta navegar um pouco para encontrar conteúdos muito legais. Crie seu espaço e compartilhe ideias com seus colegas professores também.

 

E …. isso é só o começo. Uma infinidade de outros aplicativos úteis estão disponíveis por aí. Diz pra gente, qual o aplicativo que você mais utiliza?

 

Grande Abraço,

Felipe Bravo – Iniciare.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *