Professor, não. Designer de Aprendizagem!

professor 
pro.fes.sor
sm (lat professore1 Homem que professa ou ensina uma ciência, uma arte ou uma língua; mestre.

Podemos ver pela definição do Michaellis que professor é quem PROFESSA. É aquele que está defronte da sala de aula com toda autonomia e poder para dizer como você deve fazer alguma coisa. As gerações passadas ainda admitiram tal postura. No meu tempo de escola, eram três ou quatro “bagunceiros” que lá do fundão já não aceitavam a autoridade, a não ser que ela viesse cercada de criatividade, inovação, desafios. O que era raro, bem raro.

Acontece que hoje, não são apenas meia dúzia de inquietos, é toda uma turma que  não desgruda da tecnologia e não se interessa pelo que não os arrebate. Preocupados, alguns gestores das instituições de ensino meteram os pés pelas mãos e baniram o que poderiam transformar em aliados: os smartphones. O que aconteceu com a máxima “Se não pode derrotá-los junte-se a eles.”? Acredite, ela ainda funciona e em “touch screen”, mas isso é assunto para outro post.

Quem professa deixou de ser interessante, por isso que a Iniciare propõe outro termo. Sim, adoramos quebrar paradigmas! A educação precisa desesperadamente de alguém que apresente problemas reais que surgem no cotidiano das ciências, artes e línguas; que se adapte às diferentes personalidades e dificuldades de cada aluno; que seja engajado fuja dos padrões teóricos e crie situações cada vez mais práticas. A educação precisa de um Designer de Aprendizagem, que propõe várias formas de assimilação com a participação dos alunos e os orienta sobre suas aplicações na vida real.

Quer saber como se tornar o melhor Designer de Aprendizagem? Basta chegar junto que a Iniciare te mostra. 😉

Gabriela Patú

Professora e Gestora de Mídias Digitais

Iniciare Educação Criativa

2 Comentários


  1. Gostei muito do termo e do post. Penso que esse assunto tem muito o que ser desenvolvido. Uma séries de posts sobre o Designer de Aprendizagem seria muito legal.

    Abraço!

    Responder

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *