Pratique a AULATERAPIA

Cada aluno que está diante de nós tem uma história. Diariamente antes de chegar na sala de aula ele encara muito além do trânsito… Medo, ansiedade, tristeza, felicidade, gratidão, superação, decepção, raiva, paixão, saudade, serenidade…

Para o fortalecimento do relacionamento aluno/designer de aprendizagem é importante que ele seja notado como alguém que sente, acredita e principalmente que também tem o direito de avaliar. Quando me refiro à avaliação, visualizo algo muito mais além do Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (ENADE) ou daqueles questionários que eles respondem sobre a assiduidade e compromisso do professor.

Os alunos podem e devem fazer uma avaliação da própria vida, do que para eles é mais relevante naquele momento, naquele espaço onde estão definindo que tipo de profissionais serão. Eles certamente podem falar um pouco mais da rotina deles, quais os problemas que eles enfrentam e como enfrentam. Sejam as adversidades financeiras, culinárias, amorosas, serão interessantes mesmo que ordinárias justamente porque são reais e é isso que a educação precisa, de REALIDADE.

Alguns podem ler este artigo e pensar: “E sala de aula agora deve ser terapia e professor psicólogo? Respondo de uma forma que eu gosto deveras, com outra pergunta: E por que não? Separe alguns minutos da sua aula e dê espaço para que eles sejam mais que alunos e sim indivíduos. Pratique a  AULATERAPIA. Tenha a certeza que em nenhuma situação, quando a empatia e atenção pelo outro são importantes, a ação se torna desnecessária e acreditem o resultado sempre é lindo. Digo por experiência própria.

Os alunos têm opiniões, ideias e expectativas em relação às próprias vidas e isso pode ser ainda melhor trabalhado na educação. Todos nós passamos por dificuldades e alegrias, compartilha-las fica ainda mais gratificante quando fora do ambiente virtual.

Gabriela Patú

Professora e Gestora de Conteúdo

Iniciare Educação Criativa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *