5 passos para aumentar a APRENDIZAGEM do seu estudante.

Como aumentar a aprendizagem dos meus estudantes?

Você já se fez essa pergunta?

Tenho certeza que sim!!! Acredito que até mais de uma vez.

Pensando criticamente sobre isso você já fica mais próximo de reinventar a sua prática!!!

Para avançar ainda mais, você tem que deixar um pouco de lado o conceito clássico de aula da sua mente (horas falando sem parar usando alguns slides de fundo com fotos e algum texto). Raramente um momento de aprendizado é precedido de uma aula clássica… Raramente, pois existem algumas pessoas que tem o dom de prender sua atenção e fazer a aprendizagem acontecer… Repito… RARAMENTE!

Receba no seu email um super ebook com técnicas de ensino e aprendizagem

manual

Vamos para o que realmente importa, 5 passos para aumentar a APRENDIZAGEM do seu estudante.!!!

O que eu vou mostrar aqui é um passo a passo do que venho usando nos últimos anos e tem dado bastante certo.

Passo a passo:

1- Aprenda a contar histórias

Aquelas com início, meio e fim, com personagens que façam os estudantes sentirem-se atuando na vida prática. Olha esse vídeo ele pode ajudar (Plano de aula perfeito). Essa introdução tem que ser curta, no máximo 20 min, pois o restante da aula legal os estudantes tem que participar na construção do conteúdo.

2- Desafio

Nesse momento da aula legal os estudantes vão resolver os desafios propostos por você no momento da introdução. Eles serão os heróis da sua história. Além disso, é interessante eles ganharem algo ao término do desafio (pontos de participação, uma parte das avaliações formais, você decide o que é melhor).

3- A voz é deles

Na terceira fase da aula legal os estudantes vão mostrar o que construíram durante a pesquisa e resolução, sua função aqui é ser o intermediador dos discursos e debates.

Receba no seu email um super ebook com técnicas de ensino e aprendizagem

manual

4- Você fecha a história

Na última fase da aula legal você fecha a história… Faz suas observações, resume o que é importante e elogia o esforço dos seus estudantes.

Observe que os estudantes tornam-se protagonistas, são desafiados e ganham algo em troca do esforço (gamificação).

5- Use ferramentas digitais

Use e abuse da internet, mesmo que não seja na hora da aula. Incentive a pesquisa, coloque material no Google Drive, use o Facebook para colocar materiais extras, vídeos entre outros.

Testem, façam suas adaptações e depois compartilhem conosco suas experiências.

Abraço

Vasco Patú

Receba no seu email um super ebook com técnicas de ensino e aprendizagem

manual

————————————–

Vasco Patú
Fundador da Iniciare Educação Criativa e da iniciativa Marketing para Educação. Criador e apresentador do podcast Educação Criativa, YouTuber e Blogger focados em educação. Graduado em Ciências Biológicas, tem mestrado e PhD em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua nas áreas de Educação criativa, Marketing Digital para Educação, futurismo, gestão educacional. É entusiasta das metodologias ativas, alta performance e empreendedorismo na Educação. Ministra palestras e cursos sobre os temas.
www.iniciare.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *