Passo a passo do plano de aula eficiente

RESUMO do passo a passo

1- Esqueça o jeito antigo

2- Foco nas habilidades

3- Elabore desafios ou problemas

4- Elabore objetivos de resolução junto com os estudantes

5- Fechamento e discussão

O plano de aula é usado por nós professores para organizar o conteúdo que será ministrado no dia específico da aula. Basicamente quando vamos construir um plano de aula focamos no conteúdo que separamos para o dia e pensamos uma forma de passá-lo para os estudantes durante o tempo de aula que temos. Para isso preparamos alguns slides, talvez uma atividade, as vezes um seminário ou estudo dirigido.

Bem… Esse é o modelo de plano de aula usado pelos Jesuítas no século XVI para catequizar nossos antepassados (parece piada mas é verdade, foram os Jesuítas que primeiramente criaram o conceito de grade curricular). Esse formato de aula ainda é o mais usado no Brasil e no mundo, tirando algumas poucas excessões como Finlândia, Cingapura, Coreia do sul, Estônia e alguns movimentos de inovação em educação que estão acontecendo na China.

Vou passar aqui o passo a passo para você elaborar um plano de aula eficiente para os seus conteúdos… Para começar você pode testar em apenas um tópico da sua disciplina e depois, caso você queira, pode ampliar para para todos.

Para mais conteúdos como esse assine nossa lista vip CLICANDO AQUI e receba GRATUITAMENTE o manual do educador produtivo

Vasmos lá:

Passo número 1

Deixe o conteúdo de lado, não pense em como você vai passar esses temas para os estudantes, esquece o jeito antigo de elaborar um plano de aula.

Passo número 2

Foco total nas habilidades que você quer que os seus estudantes desenvolvam. Funciona assim, todo conteúdo que você passa em uma aula ele esta lá para que os estudantes desenvolvam uma habilidade para aplicar na vida profissional ou no dia a dia deles (pelo menos é assim que tem que ser). Como nós pouco pensamos nas habilidades por estarmos focados no conteúdo isso não aparece no nosso planejamento. Faça essa pergunta a você mesmo “onde os estudantes vão usar esse aprendizado que estão adquirindo agora?”

Quando você tiver essa resposta passe para o passo 3

Passo número 3

Crie problemas ou pegue problemas reais onde os estudantes possam testar a habilidade que você quer que eles desenvolvam. Você deve estar pensando – como ele vai adquirir o conhecimento para desenvolver a habilidade se eu não dei aula ainda? – Calma, vou falar sobre isso já já… Agora sua missão é pensar nesses problemas que você vai trazer para seus estudantes. Acredito que esses vídeos podem te ajudar:

Como usar problemas reais

Como criar problemas para suas aulas

Depois de criar os problemas passe para o passo 4

Para mais conteúdos como esse assine nossa lista vip CLICANDO AQUI e receba GRATUITAMENTE o manual do educador produtivo

Passo número 4

Os estudantes irão juntamente com você elaborar de 3 a 5 objetivos de estudo para tentar resolver os problemas propostos (é fundamental que você oriente a elaboração desses objetivos, pois eles ainda irão sentir muita dificuldade de fazer isso sozinhos). Entre esses objetivos estão os conteúdos que eles tem de aprender para resolver os problemas e assim adquirir as habilidade que você pensou no inicio de todo processo. Eles podem tentar resolver em casa esses objetivos para discutir em outra aula, buscar na internet no horário da aula mesmo ou trazer algum material de casa indicado por você para resolver na sala de aula.

Passo número 5

Momento de discussão, tira dúvidas e fechamento dos problemas.

Testem esse jeito de fazer um plano de aula e depois me digam como foi ok?

Abraço

Vasco Patú

Para mais conteúdos como esse assine nossa lista vip CLICANDO AQUI e receba GRATUITAMENTE o manual do educador produtivo

————————————–
Vasco Patú
CEO e fundador da Iniciare Educação Criativa.
Graduado em Ciências Biológicas,
tem Mestrado e PhD em Biotecnologia.
Atua nas áreas de Educação criativa, futurismo e inovação educacional, gestão educacional,
patologia, morfologia e fisiologia Médica. É entusiasta das metodologias ágeis e criativas de ensinagem, alta performance e empreendedorismo na Educação. Ministra palestras e cursos sobre os temas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *