5 estratégias para DIMINUIR as REPROVAÇÕES em sua disciplina e AUMENTAR a APRENDIZAGEM.

O termo reprovação por si só já é terrível… Mas existem algumas lendas do nosso modelo educacional que nos fazem acreditar que ela é indispensável para o processo de aprendizagem. Eu sou totalmente contra essa linha de pensamento, mas sei que estamos inseridos em um ambiente onde a reprovação é uma constante.

Você pode até pensar que sou daquele tipo de professor “bonzinho” que pontua até um espirro né? Sou mesmo…hehehehehe… Mas não “bonzinho” e sim justo… Ah, não pontuo espirro! O estudante tem que ter dedicação e esforço para conseguir seus benditos pontinhos!!!!

Assista GRATUITAMENTE a primeira aula do treinamento de ensino com novas tecnologias – (certificado de 40h).

eh

Bem, vou deixar de conversa e vamos para as cinco estratégias:

1- Dilua suas avaliações o máximo que você puder

Mantenha pelo menos 2 avaliações formais (abertas ou fechadas), mas faça outras avaliações como: Discussão de casos práticos, montagem de projetos, resolução de objetivos de discussão, juri simulado e debates são exemplos que você pode utilizar. Olha esse vídeo de 2min onde falo sobre avaliações por portfóliosCLICA AQUI

2- Avalie habilidades

Pense que os conteúdos da sua disciplina são meio e não fim. Foque os seus esforços nas habilidades que os estudantes tem que desenvolver a partir da sua tutoria e ensinamentos, os conteúdos são apenas as ferramentas que eles usarão no processo. Liste as habilidades que eles tem que desenvolver em relação a um conteúdo específico e desenhe como você poderá avaliar essa habilidade. Como você vai avaliar a ação gerada pelo conteúdo que ele aprendeu.

3- Avalie na hora da sua aula

Um dos grandes impedimentos de muitos  professores não mudarem a forma de avaliar é a quantidade de turmas que eles tem para ministrar aulas, mas se você tirar o foco das aulas expositivas e dos conteúdos que tem que falar por aula tudo muda de figura.  Projete seus esforços em projetos, problemas para serem resolvidos e objetivos de pesquisa. Assim sua aula se tornará o momento de tirar dúvidas e de construir conhecimento junto com seus estudantes. Evite levar trabalho para casa, pois isso tornará sua vida um martírio de papeis que você não vai ler e não o projeto de mudança não irá adiante.

Reinvente sua sala de aula com mais tecnologia

eh

4- Elabore uma planilha para acompanhar cada etapa e as habilidades que você quer que o estudante desenvolva

Pode ser no excel, word, até no seu caderno, mas fazer essa planilha faz o acompanhamento do processo avaliativo ficar muito mais fácil e menos subjetivo. Olha um exemplo para você fazer o download aqui -> ficha-avaliacao-semanal

5- Foco total nos estudantes que precisam mais

Não adianta você dar atenção redobrada aos estudantes que fazem tudo, eles precisam menos de você… Concentre-se nos estudantes que tem mais dificuldade, dessa forma você identificará os pontos mais fracos deles e poderá ajudar mais.

Seguindo essas estratégias você vai diminuir bastante o índice de reprovação nas suas disciplinas.

Grande abraço

Assista GRATUITAMENTE a primeira aula do treinamento de ensino com novas tecnologias – (certificado de 40h).

eh

————————————–
Vasco Patú
Fundador da Iniciare Educação Criativa e da iniciativa Marketing para Educação. Criador e Apresentador do podcast Educação Criativa, YouTuber e Blogger focado no mercado educacional. Graduado em Ciências Biológicas, PhD em Biotecnologia. Atua nas áreas de Educação criativa, Marketing Digital para Educação, futurismo, gestão educacional. É entusiasta das metodologias ativas, alta performance e empreendedorismo na Educação. Ministra palestras e cursos sobre os temas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *