3 passos para atrair mais clientes para instituições de ensino

A concorrência sempre será um desafio para as instituições de ensino, principalmente em um cenário de crise como o que estamos vivendo.

O que fazer para se diferenciar? Como atrair a atenção frente aos concorrentes? Quais as melhores estratégias de marketing de baixo custo e maior efetividade?

São questionamentos que quando respondidos podem mudar a história de uma instituição de ensino. Pode fazê-la liderar um mercado. Vamos responder algumas aqui.

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O mundo está mudando em uma velocidade absurda e a nossa relação com o consumo também, as práticas de marketing usadas há 10 anos não funcionarão com tanta eficiência agora, as crianças e os jovens tem cada vez mais voz para decidir sobre o seu futuro e os gestores das instituições de ensino, os gestores de marketing ou mesmo as agências tem que entender que o jogo mudou e que investir apenas em outdoors, outbus e propagandas de rádio e tv não será o bastante para se destacar no mercado e sobreviver. Assistam esse vídeo de apenas 2min aqui:

Incrível né? Esse vídeo já tem 5 anos… Nesse tempo algo mudou em relação a forma que o marketing educacional?

Tenho feito muitas pesquisas não só aqui no Brasil mais fora também e posso dizer que quase nada mudou na forma que o marketing para o mercado educacional está sendo feito, ele está parado no tempo e no espaço ainda na era do banner e outdoor. A resposta para a diminuição das matrículas não são apenas as crises, o FIES a empregabilidade, o preço, a estrutura, o bairro ou as notas do ENEM.

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Atentem para um recado fundamental que é dado no vídeo “não iremos apenas assistir propagandas, vamos esperar conteúdo inteligente e personalizado”. Dessa frase quero que vocês reflitam sobre as propagandas da maioria das instituições de ensino superior, são apenas para assistir. A mesma coisa acontece para as escolas, não vemos conteúdo inteligente e personalizado para um público definido. 

A luta por atenção em um mundo conectado não é simples, mas para a estratégia de marketing da sua instituição dar certo você tem que repensar os seus conceitos, fazer o que sempre fez não é mais uma opção, não vai mais adiantar. Para termos a atenção do futuro estudante ou seus pais e mostrar que somos relevantes temos que agregar valor antes, temos que dar algo em troca que realmente valha o tempo que será despendido por esse futuro cliente.

Para isso, teremos que usar um dos bens mais preciosos que temos em abundância… Conteúdo, produzir conteúdo que resolva problemas desses futuros clientes, que agregue valor, que seja motivo de agradecimento. Como instituição de ensino temos todas as ferramentas para produzir conteúdos relevantes para nossa audiência. Por isso a importância de saber quem é essa audiência e quem são os futuros clientes.

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Vamos deixar de conversa e passar direto para o que interessa…

Os 3 passos para atrair a atenção para sua instituição com baixo custo:

1- Definir quem é seu público alvo

Para definir de forma mais precisa pense que são pessoas da sociedade que tem características em comum como:  idade, sexo, interesses, localização e terão uma grande chance de ser clientes da sua instituição.

2- Ter presença online eficaz

Usar as redes sociais, o youtube e o blog da instituição de maneira efetiva para obter cadastros e assim gerar mais matrículas através de um relacionamento efetivo.

3- Comece a produzir conteúdos com consistência.

A produção de conteúdos será a forma de sua instituição agregar valor para seu futuro cliente olha essa definição aqui: o Marketing de Conteúdo é uma estratégia que busca engajar com o público-alvo de um empreendimento e aumentar a rede de clientes e de potenciais clientes através da criação de conteúdo relevante, capaz de atrair, envolver e gerar valor para as pessoas, ocasionando uma percepção positiva da seu empreendimento e, com isso, gerar mais matrículas.

Abraço

Vasco Patú

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Vasco Patú
Fundador da Iniciare Educação Criativa, criador e apresentador do podcast Educação Criativa, Blogger e YouTuber focado em conteúdos educacionais. Graduado em Ciências Biológicas, tem mestrado e PhD em Biotecnologia pela Universidade Federal de Pernambuco. Atua nas áreas de Educação criativa, Marketing Digital para Educação, futurismo e gestão educacional. É entusiasta das metodologias ativas, alta performance e empreendedorismo na Educação. Ministra palestras e cursos sobre os temas.

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